Perguntas Frequentes



O que é o PlanOriginal?
PlanOriginal é um ministério com o foco na missão pessoal. Uma rede simples e dinâmica de indivíduos que interagem uns com os outros para produzir e veicular conteúdo evangelístico e de apoio ao evangelismo individual e com as igrejas.

Como Funciona?
 Basicamente, funciona com a partilha pessoal de talentos, Cada um se envolve ao usar os seus dons na causa, consoante o que Deus lhe deu e conforme se sente motivado pelo Espírito. Todos colaboram e se entregam, para que todos possam usufruir. Gratuitamente! "Têm um talento apenas?... com todas as vossas forças... Empreguem-no tão sabiamente... que este cumpra a missão... " (MJ p. 301)

Quem está por trás?
PlanOriginal não tem nenhuma entidade ou padrinho por trás. São simplesmente pessoas que encontraram esta forma de estar vivos espiritualmente e cumprir a missão de levar a mensagem aos outros, motivando-os a fazerem o mesmo.

Quem é o Fundador?
A ideia partiu de Deus que inspirou o missionário Daniel Spencer, antigo obreiro da Casa Publicadora Portuguesa e apresentador de campanhas evangelísticas da União Portuguesa e Divisão Euro-Africana. Ele foi aluno e professor na escola missionária de Wildwood (E.U.A) e Diretor da Rede ADvir Internacional de TV, da qual saiu para montar este projeto.

São de alguma Igreja?
O projeto em si não tem nenhuma administração institucional religiosa por trás. A nível pessoal o seu fundador, Daniel Spencer, é membro da Igreja Adventista do Sétimo dia no "Pinhal Novo"-Portugal. Cada colaborador é livre para escolher onde deseja filiar o seu nome.

Em que Doutrinas Acreditam?
Como temos um ministério pessoal, aquilo que apresentamos reflete o resultado das nossas crenças pessoais (embora sem proselitismos). Cremos na Bíblia como O livro Sagrado de regra de fé ("sola escritura"). Cremos em um Deus Único, (uma Divindade de três pessoas co-eternas e Igualmente poderonas na Trindade), Criador de tudo o que existe. Cremos em Cristo como o Único caminho de salvação, O Messias, Deus connosco, que tomou a forma humana. Quanto a estas e outras crenças, "assinamos em baixo", em total conformidade com o que está resumido na publicação "NISTO CREMOS."

Como vêm a Igreja Institucional?
A obra institucional é o exército, o(s) ministério(s) de apoio são "forças especiais", e só fazem sentido se forem um complemento da igreja e nunca um substituto. "O Senhor não falou por nenhum mensageiro que chame a igreja... Babilonia. É verdade que há joio com trigo, mas... O Senhor ama a Sua Igreja... embora se amontoe prova sobre prova que faz aplicável a mensagem à igreja de Laodiceia... isto não estinguirá a Igreja... Deus tem uma Igreja... 'As portas do Inferno não prevalecerão contra ela'(Mat. 16:18)" (ME vol. II, pp. 63, 68, 69) Deus investiu a Sua igreja de autoridade e poder, por cujo a desconsideração e desprezo ninguém pode se justificar; pois aquele que assim procede, despreza a voz de Deus." (AA p. 165) . Deus é "O Dono" da Obra e reconhecemos plenamente a autoridade com a qual Ele investiu os administradores da Sua igreja.

Vocês são um ministério Independente?
Queremos desenvolver um Ministério Leigo Pessoal, auto-sustentado e de Apoio à Obra, nunca independente!. "O Senhor ama a Sua Igreja. Ela não deve ser desorganizada ou esfacelada em átomos independentes. Não há nisto a mínima Coerência; não existe a mínima evidência de que tal coisa venha a se dar." (ME vol. 2, pp. 63, 68, 69). "Alguns se têm sentido tentados a retirar-se da Obra, a fim de trabalhar por sua própria conta... coisa terrível é murmurar contra Deus." (VE p.159) "Não é bom sinal quando os homens não querem unir-se com os seus irmãos, mas preferem agir sozinhos;... Se... querem levar o jugo de Cristo, eles não podem agir independentemente." (Manuscrito 56, 1898; ME vol. 3, p.26).

Porque não trabalham só institucionalmente?
Evangelizar é o papel da igreja como um corpo e o dever pessoal de cada membro. "há... a tendência de substituir pela obra de organizações o esforço individual. ... Muitos deixam às instituições e organizações a obra... Cristo confia a Seus seguidores uma obra individual... que não pode ser feita por procuração. ... Responsabilidade individual, individual esforço e sacrifício pessoal..."(CBV p. 147) "Os guias ... de Deus devem precaver-se contra... condenar obreiros que são levados pelo Senhor a fazer uma obra especial... sejam os... cargos de responsabilidade, cuidadosos em criticar... proceder que não esteja ... com os seus métodos de trabalho. Não temam confiar nos métodos de... um coobreiro que, com humildade e zelo consagrado está fazendo uma obra especial... por Deus designada, eles estão retardando o avanço da causa do Senhor. Quem dera houvesse menos dessa cautela indesejável, desconfiante! Ela deixa tantas forças da igreja sem serem usadas;... segundo a maneira de Cristo; (OE p. 488, 489) "Deus usará maneiras e meios pelos quais se verá... as rédeas em Suas próprias mãos. Surpreender-se-ão... com os meios simples que Ele usará para efetuar e aperfeiçoar a Sua obra... " (TM p.300).

Como se envolvem Institucionalmente? 
Os pastores não devem ser deixados a trabalhar sozinhos. Incentivamos os nossos colaboradores a estarem profundamente envolvidos no trabalho nas suas igrejas e nos empenhamos em fazer o mesmo. Deus teve, tem e terá uma obra institucional e nós somos chamados a cooperar com ela como um corpo de membros e de forma pessoal. "Negligenciar ou desprezar aqueles que Deus designou para arcar com as responsabilidades da administração... é rejeitar o meio ordenado por Ele... Em Sua sabedoria O Senhor tem designado que, mediante a íntima relação mantida por todos os crentes, cristão esteja unido a cristão... (AA p. 164). Nós estamos profundamente envolvidos e participamos de forma dinâmica na nossa igreja local.

Quais as condições para trazer alguém aqui?
Levar a mensagem de salvação não é um favor que nós fazemos a Deus, é um Privilégio. Quanto cobram os anjos para nos servir?!... Quem paga as despesas do ministério que eles desempenham?!... Nós não cobramos nenhuma taxa, nem colocamos nenhuma exigência, (a não ser com relação à qualidade do conteúdo e da programação). As nossas condições estão na Comissão Evangélica de Mateus 10. Se alguém pede: "Passa à nossa igreja e ajuda-nos", mais do que um dever, será um prazer obedecer à ordem evangélica e "Ir". Compete a quem convida saber até que ponto quer e pode ter o privilégio de se envolver e colaborar. Se Deus quiser que vamos, iremos! Ele proverá como.

Como se mantêm?
Os nossos colaboradores poderão ter uma atividade profissional (sem deixar de dar prioridade à missão) enquanto se doam através das suas especialidades profissionais, dedicando tempo com qualidade e compromisso para o avanço da Obra. Outros poderão ter o seu tempo maioritáriamente ocupado com a preparação e pregação do evangelho, sem que isso os impeça, num ou noutro momento, de "fabricar tendas" (algum trabalho para auxiliar o seu sustento e o da missão), ou executar serviços ou produtos complementares, chamados "Industrias de Auto-Sustento". Por princípio nós não cobramos a produção do nosso conteúdo evangelístico como forma de sustento. A máxima é "De graça recebestes, de graça dai".

Vocês recebem Donativos?
No nosso projeto apostamos no envolvimento pessoal através dos talentos como principal forma de dinamização... "…pessoas… há a quem Deus tem abençoado e… está provando, para ver que resposta darão aos Seus benefícios."(CM p.97) "Podem ter feito donativos em dinheiro, mas não se terem dado a si mesmos." (SC p. 35) Quando acontece recebermos donativos, aceitamos com gratidão, mas, por princípio, não fazemos campanhas de recolhas de fundos. Somos chamados a testemunhar os milagres que Deus faz na nossa vida, não a convencer ou "tocar" os corações a dar, esse é o trabalho do Espírito Santo. Compete ao que é beneficiado com qualquer tipo de dons, saber como deseja ter o privilégio de colaborar e envolver-se. Essa é uma questão pessoal. Nós apresentamos apenas algumas das muitas oportunidade para partilhar.

Como encaram a questão do Dízimo?
O nosso projeto conscientemente não recebe donativos de dízimo não encaminhados através da Obra Institucional. Entendemos dessa ordem "Trazei TODOS os dízimos à casa do tesouro." (Mal. 3:10) Acreditamos que quem prega a mensagem é digno de ser sustentado com o dízimo, pois, "…ordenou… O Senhor aos que pregam o Evangelho que vivam do Evangelho." (I Cor. 9:14) MAS, ATENÇÃO, isso não significa ter o direito de administrar o dízimo por conta própria. "Ninguém se sinta na liberdade de reter o dízimo, para empregá-lo segundo seu próprio juízo... nem usá-lo segundo lhes pareça justo, mesmo no que possam considerar como obra do Senhor. (CM p.102) Cremos que "O dízimo é sagrado, reservado por Deus para Si mesmo. Tem de ser trazido ao Seu tesouro,... Alguns se têm sentido mal-satisfeitos, e dito: 'Não devolverei mais o dízimo; pois não confio na maneira por que as coisas são administradas na sede da Obra.' Roubareis, porém, a Deus, por pensardes que a administração da Obra não é correta? Apresentai vossa queixa franca e abertamente, no devido espírito, e às pessoas competentes. Solicitai... que se ajustem as coisas...; mas não vos retireis da obra... de Deus, nem vos demonstreis infiéis porque outros não estejam fazendo o que é correto." (OE pp. 226-227).  Somos um "Ministério Auto-Sustentado" e não uma outra Obra Institucional.

Posso contribuir com acordos de patrocínio?
Ao doar trabalho ou dinheiro, os nossos nomes e motivos ficam anotados no céu, e mesmo que publicamente mencionados num agradecimento, ou algum tipo de retribuição, não o faremos em troca de publicidade ou benesses por patrocínio."... A consciência de muitos é acalmada por... custear as despesas... com ambições egoístas... Cristo não pode aceitar essas ofertas, porque... elas não foram dadas por amor e devoção a Ele, mas por sua idolatria ao eu... Muitas dessas pessoas, não pagariam, por iniciativa própria,... para fins religiosos... O Senhor não aceita tais ofertas. ...Pode... algum homem abastado,... ser muito liberal... O Seu nome... exaltado... na imprensa, no entanto... ser completamente indigno do crédito... Sua liberalidade não proveio de um profundo e vivo princípio de fazer o bem com seus recursos, para fazer a causa de Deus avançar porque a apreciava, mas por algum motivo egoísta, o desejo de ser julgado liberal. ... Não merece elogio... (CM p.202-206) ...Podem ter feito donativos em dinheiro, mas não se terem dado a si mesmos. (SC p. 35)

Viver pela fé não é loucura, ou extremismo?
"...O Justo viverá pela fé, e se recuar, a Minha alma não terá mais prazer nele" (Heb. 10:38) Jesus ordenou claramente: "Ide...pelas encruzilhadas dos caminhos..." (Mat. 22:9) "Não vos provereis de ouro, nem de prata,... para o caminho, nem de duas túnicas, nem de alparcas,... Em qualquer cidade ou aldeia... hospedai-vos... até que vos retireis." (Mat. 10:9-11) "Há vezes em que parece... impossível fazer a obra... porque faltam meios... Mas se avançarem com fé... Aquele que ordenou a... ir... susterá cada obreiro que em obediência... procura proclamar a Sua mensagem. ...O Senhor... algumas vezes... prova a confiança... deparando-lhes circunstâncias que o compelirão a prosseguir pela fé... leva-os a lugares difíceis e apertados, e ordena que avancem quando seus os pés parecem ...tocar as águas do Jordão... as orações... ascendem e... Deus abre o caminho diante deles... Quando os mensageiros de Deus ... no espírito do Obreiro por excelência trabalharem incansavelmente para a conversão de almas, os anjos de Deus prepararão o caminho diante deles, e os meios necessários para o avançamento da obra serão providos. (AA pp. 357, 8) Na última grande batalha do conflito com Satanás, os que são leais a Deus hão de ser privados de todo apoio terreno... (DN p. 121) "Agora é o momento de cultivar a fé em Deus..." (EF p.149)

Tenho que deixar tudo para ser um missionário?
Pergunte a Deus, Só Ele pode dar a resposta específica para o seu caso! O Espírito Santo mostrará a cada pessoa como se deve envolver. Não cometa a Loucura de tomar decisões precipitadas, nem a Loucura de não tomar Decisão nenhuma. "Deus atuará em homens de posição humilde... que não se tornaram insensíveis... por... recusarem fazer algum progresso... serão... constrangidos pelo Espírito de Deus... O Espírito será derramado sobre todos quantos se submeterem... pondo à margem todo o maquinismo humano, as suas regras inibidoras e cautelosos métodos,... Multidões... se unirão aos exércitos do Senhor..." (RH, 23 de julho de 1895)